Pranayama. Conduz a mente ao estado de cessação dos seus pensamentos.
Pranayama. Conduz a mente ao estado de cessação dos seus pensamentos.
Controle da energia vital, fazendo a ponte entre o corpo e a mente, eliminando toda espécie de distúrbios que o corpo possa produzir na mente, ou vice-versa. Esse controle governa cada atividade do corpo humano, as mentais e as energéticas.
Analisemos passo a passo, de uma das técnicas.
O Nadhi Sodhana
Sente-se com a coluna ereta e ombros encaixados, cabeça no prolongamento da coluna, boca fechada inspirando e exalando tudo pelas narinas.
Com a mão direita faça o Visnu-Mudra - conforme a orientação na foto. Com o polegar direito feche a narina direita, inspire pela esquerda, segure o ar para trocar os dedos, então, tapar a narina esquerda e soltar o dedão para exalar o ar com a narina direita. Ao término da exalação inspire com a direita volte a tampar a narina com o dedão, e, solte o esquerdo para eliminar o prana – o ar. Faça sucessivamente, serenamente.
“Ao trabalhar o prana (respiração), mudei minha atitude perante os eventos da vida. No âmbito profissional, em momentos de ansiedade e estresse, sentia formigamentos pelo corpo, mal-estar e insônia. Com as técnicas de respiração aprendidas, consigo trabalhar esses sentimentos. Sentir toda a vitalidade do pranayama me traz calma, equilíbrio e conforto.Ajuda a manter o equilíbrio emocional e humor. E melhora a qualidade do sono!Muito grata ao Yoga pelas transformações. Obrigada Anna. Namastê” Monique Baptista Pereira, advogada.