A expansão do mercado de orgânicos acentuou-se nos últimos cinco anos, quando o país adotou práticas que permitem ao consumidor distinguir os alimentos produzidos sem agrotóxicos dos alimentos convencionais, com selos nas embalagens. E desde então tem despertado a atenção e interesse de mais consumidores.
Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos ou modificações genéticas, respeitando suas particularidades, como safra, solo e clima propício. São alimentos isentos das substâncias que colocam em risco a saúde humana e o meio ambiente. É poder se afastar dos fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos utilizados no cultivo tradicional, que podem causar desde alergias, problemas neurológicos, infertilidade e até mesmo o câncer - além de diminuírem o valor nutricional do alimento – explica a nutricionista clínica funcional Adriana Azank.
Apesar de não terem a aparência mais bonita, os alimentos orgânicos destacam-se por serem muito mais saborosos e nutritivos. Possuem, em média, cinco vezes mais vitaminas, minerais e antioxidantes. Fornecendo ao corpo inúmeras vezes mais saúde, mais nutrição e prevenção de doenças. Os orgânicos também contribuem para a sustentabilidade, trazem consciência coletiva por qualidade de vida e renda para pequenos produtores.
Para facilitar o acesso a alimentos de alta qualidade, Americana agora possui a Terranutra Orgânicos. Criada para atender essa nova demanda de consumidores mais conscientes, que valorizam a alimentação e que buscam saúde no curto, médio e longo prazo. Com uma grande variedade de alimentos, a loja garimpa constantemente produtos de qualidade para oferecer alimentos puros, funcionais e cultivados de maneira especial. O grande diferencial desses alimentos está na procedência. Por isso, a loja trabalha exclusivamente com alimentos certificados, de fornecedores conhecidos pessoalmente.
Não podemos negar que o preço ainda é um entrave, mas o consumo não para de crescer. Não se trata de um nicho, nem de um modismo. A tendência é se preocupar cada vez mais com aquilo que se come. “Quando perguntamos se a pessoa prefere um alimento com ou sem veneno“, qual é a resposta bastante provável? – afirmam Lucas e Gustavo Cordeiro, proprietários da loja.
“Notamos que aos poucos a expressão densidade nutricional * ganha força entre os consumidores mais atentos, e as empresas passam a inovar na fabricação de produtos, com ingredientes similares aos que existem em nossa cozinha, que trazem benefícios e que estão de acordo com os valores do consumidor. Segundo Adriana Azank, “a alimentação saudável e seus efeitos na conquista da tão sonhada longevidade, com qualidade, precisa começar por aí”.