SUCOS PODEROSOS E UMA DELICIOSA CARGA DE PRAZER E SAÚDE TODOS OS DIAS

SUCOS PODEROSOS E UMA DELICIOSA CARGA DE PRAZER E SAÚDE TODOS OS DIAS

Fácil de fazer, práticos e cheios de propriedades nutricionais saudáveis, eles devem colorir nosso momento de refeição e nossa saúde

Ingredientes básicos no preparo dos sucos, encorpadas, doces, azedinhas, as frutas já existem como alimentos funcionais desde sempre, cheias de coisas boas. Sozinhas ou combinadas têm seus sabores inconfundíveis. Suculentas por natureza e sempre com aquele sabor na medida certa, as frutas não só atendem a mais simples ambição do paladar humano como ainda fazem um bem estupendo a sua saúde.

Benefícios que só aumentam quando elas são misturadas entre si e com certos vegetais, resultando em combinações que podem fazer muitos “milagres”.

Quando não consumimos as frutas, nossa nutrição é menos eficiente, diminuindo nosso tempo e qualidade de vida. Comece já. Experimente colocar na língua primeiro um cubinho de mamão e em seguida uma fatia de morango! Um cubinho de melancia, depois um gomo de laranja! Hum! E por aí vão essas delícias. E o que dizer da hortelã! 

As combinações são muitas e devemos experimentar até o que já sabemos que não gostamos. Pegue o liquidificador ou o mixer de mão e manda ver. Faça e beba na hora. Evite coar, salvo quando misturados com vegetais e ervas, ok! Evite o açúcar comum. Ficou grosso, coloque água natural ou de coco. E beba muito!

 

Suco Funcional de Frutas Vermelhas

As Goji Berries são frutas vermelhas, de origem asiática, consideradas superalimentos devido ao alto teor de vitamina C e de antioxidantes. Proteção contra o envelhecimento precoce, doenças do coração, câncer e Alzheimer. Antioxidantes importantes para o fígado no processo de detox.

Ingredientes
200 ml de água de coco
4 unidades de morango
4 unidades de amora
1 colher de sopa de quinua em flocos
1 colher de sobremesa de semente de chia
4 unidades de Goji Berry

Preparo
Lave bem as frutas e leve tudo ao liquidificador. Bata tudo por dois minutos e sirva gelado.

Fonte: Nutricionistas Mundo Verde

 

Suco funcional de Banana Verde

A biomassa de banana verde é fonte de amido resistente que possui excelente ação prebiótica, ou seja, é fermentado pelas bactérias benéficas da microbiota intestinal, favorecendo a regularização do intestino.

Ingredientes
4 colheres de sopa de biomassa de banana verde; 
1 fatia média de melancia; 
1 fatia grande de melão; 
2 colheres de sopa de açúcar demerara; 
Suco de 2 limões.

Preparo
Bata tudo no liquidificador, até obter um creme homogêneo. Sirva em seguida.

Fonte: Nutricionistas Mundo Verde

Barriga no lugar

Mistura rica em cálcio, devido a semente do melão. O cálcio de fonte vegetal não só é bem assimilado como também potencializa a perda de gordura, principalmente a abdominal. 

A erva-doce também é fonte de cálcio. A dupla infalível ainda ajuda a melhorar o metabolismo e a alcalinizar o organismo, favorecendo a eliminação de toxinas.

Ingredientes
2 fatias de melão com semente (coar);
1 copo grande de chá de erva doce.

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida.

Fonte: Nutricionista Dra. Elaine Wiezel Bacchin

 

Suco anti–inflamatório (celulite)

As verduras garantem uma maior desintoxicação. Essa mistura de antioxidantes ajuda a reduzir a inflamação e a retenção de líquidos uma vez que a água de coco é rica em potássio.

Ingredientes
1 cubo congelado de couve ou um pires de chá de couve;
1 fatia média de abacaxi;
3 folhas de hortelã;
½ unidade de limão para suco;
350 ml de água de coco.

Preparo

Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se preferir substitua o abacaxi por melão.

Fonte: Nutricionista Dra. Elaine Wiezel Bacchin 

Milk-shake funcional

Inhame: antioxidante, ajuda no equilíbrio hormonal e na redução do risco de se desenvolver câncer de mama e ou doenças cardiovasculares. Banana, fibras e micronutrientes como a vitamina A do complexo B, ajuda no combate à insônia, diminui o estresse e irritabilidade da TPM. Regula o funcionamento intestinal e é fonte de energia fantástica. 

Frutas vermelhas: fontes de antocianinas e flavonoides – superantioxidantes - previnem doenças cardíacas, neurodegenerativas, inflamatórias e cancerígenas. Atua na redução do colesterol e no fortalecimento do sistema imunológico. Óleo de coco, ação antimicrobiana, antioxidante e antifúngica. 

Canela: controle dos níveis de açúcar, ação anti-inflamatória e antioxidante, além de muito funcional.

Ingredientes
5 morangos (ou ½ xícara de chá de framboesas e/ou amoras, cranberrys)
1 banana sem casca congelada (no mínimo por 2hs)
150ml de água mineral
1 inhame cru sem casca pequeno
1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem
Canela à gosto

Preparo
Bata a água mineral com o inhame sem casca até atingir a consistência de um leite. Coe a mistura e bata o leite formado com os demais ingredientes. Pronto para servir!

Fonte: Nutricionista Mariana Moretti Barbosa

 

Suco Vital

Couve manteiga: excelente fonte de magnésio, cálcio, ácido fólico e tem poder detoxificante no fígado. Água de coco, muito indicada para hidratação orgânica (bebida isotônica natural) e muitos estudos têm avaliado o poder de oxidação de lipídios, auxiliando assim no equilíbrio de peso. 

Maçã verde: apresenta alto teor de compostos antioxidantes, como vitamina C e flavonoides. 

Laranja lima: além de digestiva, rica em vitamina C, melhora a circulação deixando o sangue com pH mais alcalino e proporcionando melhor absorção dos nutrientes, melhorando a imunidade e o equilíbrio do organismo. 

Cenoura: além do conjunto de fibras fundamentais para o funcionamento intestinal ela controla os níveis de açúcar no sangue, cuida da saúde ocular, auxilia contra o envelhecimento da pele e eliminação de toxinas do organismo. Hortelã, amigo refrescante e digestivo, rico em mentol e carvona que apresenta ação relaxante da musculatura lisa do trato gastrointestinal além de conferir ação anti-inflamatória na mucosa intestinal. 
 

Ingredientes
*150 ml de água de coco ou chá branco gelado (preparado pela infusão das folhas por 10 min)
1/2 maçã verde com casca
2 folhas de couve orgânica fresca
2 laranjas-lima sem casca
1/2 cenoura pequena sem casca
Folhinhas de hortelã à gosto

Preparo
*Bata tudo no liquidificador e coe. Sirva com gelo, se preferir.

Fonte: Nutricionista Mariana Moretti Barbosa

Gostou? Compartilhe: