APARELHOS PARA REPOSICIONAMENTO DENTÁRIO COM BRACKETS AUTOLIGADOS

Claudia Regina Furlan Romi

APARELHOS PARA REPOSICIONAMENTO DENTÁRIO COM BRACKETS AUTOLIGADOS

Técnica de excelente eficácia otimiza o tempo de tratamento.

A ortodontia, nos últimos vinte anos, presenciou o surgimento de inúmeros materiais inovadores, novas técnicas e até mesmo novos conceitos. 

Tudo isso vem de encontro com as novas demandas dos pacientes, ou seja, todos buscam por tratamentos mais eficazes, mais conservadores e que sejam finalizados dentro do menor tempo possível. 

Dentro dessa expectativa, vemos o ressurgimento dos brackets autoligados, que já haviam sido lançados há décadas atrás sem muito sucesso, e que são aqueles que não necessitam de ligaduras metálicas ou elásticas para prender o arco ou fio ortodôntico, que é o que efetivamente provoca o movimento dentário. 

Inúmeras pesquisas científicas nacionais e internacionais têm demonstrado que a eficiência do aparelho autoligado se dá pela diminuição do atrito entre o fio e o bracket quando comparado àquele gerado nos brackets que necessitam de ligaduras. Sendo assim e trabalhando com fios metálicos altamente tecnológicos devido a combinação de cobre, níquel e titânio, vemos uma movimentação otimizada dos dentes. Durante o processo, além de podermos realizar consultas mais espaçadas, pois os fios trabalham por si, os pacientes percebem um menor tempo na cadeira do ortodontista, uma menor sensibilidade à dor e, finalmente, uma abreviação no tempo de tratamento em torno de 20 a 30%. 

Nos EUA, essa técnica está sendo amplamente utilizada por cerca de 70% dos ortodontistas e aqui no Brasil, menos de 10% dos ortodontistas estão habilitados para aplicá-la. 

Como toda técnica, mais do que o treinamento e a habilidade do profissional que a executa, dentro da especialidade de ortodontia, em primeiríssimo lugar está o minucioso estudo das características dentárias e faciais do paciente, ou seja, o correto diagnóstico e um planejamento detalhado com todos os objetivos do tratamento ortodôntico desejados, sempre baseado nos princípios biológicos para se atingir resultados confiáveis e estáveis.
 

Gostou? Compartilhe: