HARMONIZAÇÃO OROFACIAL. QUAL TRATAMENTO DEVO FAZER PRIMEIRO?

Marina Nakano

HARMONIZAÇÃO OROFACIAL. QUAL TRATAMENTO DEVO FAZER PRIMEIRO?

Proteína botulínica/botox, preenchimento, bichectomia, papada, PRP, microagulhamento, laserterapia, intradermoterapia, peelings...

O que mais queremos para nossas vidas? Viver mais e melhor. E de que forma? Da melhor forma possível, saudável, com autoestima, incluídas na sociedade, bela e com muita qualidade de vida.

A saúde e a beleza da pele são consideradas os principais fatores que representam o bem-estar geral, a percepção da saúde em humanos e a qualidade de vida - a harmonização orofacial oferece todos esses itens.

Quando se fala em pele pensamos somente na beleza, mas ela desempenha várias funções importantes, tais como:

  • proteção e defesa contra as agressões externas, infecções, traumatismos, frio, calor;
  • equilíbrio/homeostase corporal, com regulação de temperatura, participa na eliminação de algumas substâncias, impede a saída de proteínas;
  • capta informação do ambiente através do tato, da pressão, dor, temperatura – reflexo psicossensorial e reflete o estado de ânimo.

 

Tanto homens quanto mulheres precisam tratar a pele. Não se trata de procedimentos exclusivos da mulher. E quando você se cuida, nutre e hidrata sua pele, essa se torna fortalecida, protegida, defendida, equilibrada, homeostática, psicossensorialmente intacta, e ainda fica mais bela. 

A pele sofre com o envelhecimento decorrente de fatores cronológicos e gravitacionais, com diminuição da defesa, com marca de expressão, afinamento, flacidez, bolsas palpebrais, redução do volume dos lábios, com o aumento de gordura submandibular, a papada. Ocorre ainda a redução na capacidade da síntese de colágeno e manutenção das fibras elásticas, na síntese de ácido hialurônico, na capacidade de regeneração da pele e na atividade mitótica da camada basal da epiderme. Aparecem as rugas dinâmicas ou de expressão, decorrentes de movimentos repetitivos dos músculos da face. 

Sendo o maior órgão do seu corpo, está enviando qual mensagem para as outras pessoas? Sua verdadeira idade é a do aniversário ou a percebida nas rugas, linhas, na pele fadigada, na perda de luminosidade? Será que a boa aparência é um determinante para a definição numa vaga de emprego ou num relacionamento amoroso? Pode interferir na saúde, na autoestima, no bem-estar, na inclusão social e qualidade de vida?

Você sabia que depois dos vinte e cinco anos, perde-se 1% do colágeno, e após a menopausa a perda chega a 2%, ao ano?

Mas, várias estratégias antienvelhecimento foram desenvolvidas durante os últimos anos e o ideal é seguir um planejamento antes de qualquer procedimento estético. São fases que visam um melhor resultado e durabilidade. 

O desejo dos pacientes são o botox e o preenchimento. Será que realmente eles são necessários? A aplicação de botox e o preenchimento é o caminho ideal para a sua pele? Cada indivíduo é único! A avaliação, o diagnóstico e o tratamento devem ser personalizados. Analisar o perfil do paciente, o estilo de vida, suas expectativas, seu tipo de pele, profissão e hereditariedade é muito importante.

A combinação de tratamentos, de medicamentos e home care são essenciais para o equilíbrio das estruturas dermatológicas. Para pacientes que possuem rugas, linhas não tão profundas, não há necessidade de se realizar o procedimento com proteína botulínica. A limpeza, hidratação, preparação, nutrição e outros procedimentos oferecem um resultado satisfatório.

Uma sequência ideal que favorece a Harmonização Orofacial seria:
 

  • Tratamento odontológico visando dentes cariados, ausentes, desalinhados, com perda da dimensão vertical;
  • Limpeza da pele, preparação, hidratação e nutrição;
  • Tratamento de revitalização da pele por laserterapia (laser vermelho, laser infravermelho, led âmbar, led azul e led violeta), ou PRP - plasma rico em plaquetas, ou microagulhamento, ou intradermoterapia ou peelings;
  • Papada;
  • Bichectomia;
  • Proteína Botulínica/botox e preenchimento.

Gostou? Compartilhe: