IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA ODONTOLOGIA

Fernando Feitosa

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA ODONTOLOGIA

Atualmente, na odontologia, os anseios dos pacientes estão na busca pelo sorriso estético perfeito, e muitos profissionais estão correspondendo tão somente a esses desejos. Um outro fator que impulsiona esse desejo são os “padrões de estética” que estão sendo inseridos através de grandes mídias, e de pacientes que possuem grande número de seguidores. Essas pessoas têm autoridade dentro da sua área de atuação, porém, desconhecem a real necessidade de interação entre estética, função mastigatória e equilíbrio neuromuscular - de todo o corpo. Sim, relação com todo o corpo! 

A postura está intimamente ligada com a “relação da mordida” na boca de um paciente. Para toda construção, de qualquer objeto, prédio e até mesmo um dente, é fundamental planejarmos, prevermos, o resultado final. Para isso, dentro da odontologia, é necessário um exame complexo, a fim de entendermos os problemas, e principalmente a causa dos problemas dentários. Para esse tipo de análise é necessário uma série de exames, que são: fotografias, tomografias, escaneamento e radiografias. Tudo isso será avaliado por um profissional capacitado, com grande discernimento na multidisciplinaridade envolvida. É fundamental que o profissional tenha conhecimento de todas as áreas da odontologia, e boa noção da respectiva área da medicina, para termos um diagnóstico completo e uma estratégia de trabalho adequada a cada paciente, com previsibilidade do prognóstico. O objetivo é evitar os problemas de mal oclusão, com dores de cabeça, perda dentária precoce, trincas em dentes – o que pode ocorrer devido a materiais restauradores não compatíveis com o corpo.
 

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO NA ODONTOLOGIA

Como é feito esse processo de diagnóstico na Clínica Feitosa:
Esse processo acontece em duas consultas iniciais, com duração média de duas horas cada consulta. Inicialmente, na primeira consulta, o profissional vai ouvir os anseios e necessidades, avaliará a fonética, estética dentária e labial, para em seguida fazer as fotografias extraorais e intraorais, para a análise detalhada desse paciente. Ao final dessa consulta são solicitados os exames tomográficos, radiográficos e hematológico.

Assim que prontos os exames, o profissional dedica duas horas para definir o planejamento, analisando as fotografias, exames, versus os anseios do paciente.
O planejamento serve para mostrar os problemas que o paciente possui e a definição da estratégia de trabalho, ou seja, o melhor tratamento indicado para aquele caso, estabelecendo longevidade e estabilidade do sorriso, de forma saudável.

Na consulta de retorno, o profissional mostrará desde a postura
da mordida até os detalhes individuais de todos os dentes, para que o paciente entenda o que está acontecendo com cada parte da sua boca, do seu rosto. Esse planejamento tem como objetivo o bom funcionamento, com estética agradável e duradoura do conjunto rosto, boca e dentição do paciente.

 

Gostou? Compartilhe:

Fernando Feitosa

Fernando Feitosa

Cirurgião Dentista CROSP 94772

• Técnico em prótese dentária desde 1991
• Mestre em Dentística/Estética
• Ministra cursos nacionais e internacionais em Odontologia Estética e Prótese Dentária
• Diretor científico da ABOE - Academia Brasileira de Odontologia Estética
• Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética - SBOE.

Ver mais sobre: Odontologia, odontologia estética, Dr. Fernando Feitosa, odontologia, dentista americana sp, dente, sorriso, faceta, diagnostico, dentista