ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL PARA CÃES

Priscila Sanches

ALIMENTAÇÃO FUNCIONAL PARA CÃES

É preventivo, saudável, prático e acessível.

Você quer um pet saudável? Quer que ele viva mais? Já pensou em oferecer comida natural para ele?

Conheça agora a nutrição funcional, os mitos e verdades, os benefícios, as desvantagens e muito mais. Tudo bem resumido para você.

A alimentação funcional trata de dietas personalizadas, formuladas de acordo com as necessidades de cada paciente, de cada pet, acompanhada ainda de suplementação. É necessário avaliar o pet de forma individual, de acordo com a raça, idade, tamanho, se tem alguma patologia estabelecida, nível de atividade física e então o cardápio é elaborado de acordo com a necessidade do seu organismo. 

Muitos ainda pensam que oferecer as sobras de bons alimentos humanos proporciona uma alimentação saudável para o seu cãozinho. Mas muito pelo contrário, a alimentação deles deve ser elaborada de acordo com suas necessidades nutricionais, fisiológicas, anatômicas e de gasto energético.

A comida feita em casa é feita para os humanos, contém condimentos que tendem a ser prejudiciais para o pet. Aquele hábito de oferecer um pedacinho de tudo que estamos comendo é muito perigoso.

Já as dietas e as formulações dos cardápios feitas sempre mediante uma consulta com o médico veterinário, capacitado, trará para a mesa do pet o que ele realmente precisa. É avaliar e a partir daí escolher e balancear ingredientes adequados para suprir todas as necessidades do amigão. 

E tem mais. Os benefícios desta alimentação incluem uma alta palatabilidade (comida saborosa) a possibilidade de variação de cardápios e sabores, a redução de problemas de pele, o controle do peso, a prevenção de doenças entre outros. As desvantagens são pouquíssimas, como o espaço da geladeira ou do freezer para armazenar o alimento, e o tempo de preparo.

É possível usufruir dos benefícios desta alimentação tanto preventivamente quanto em conjunto com um tratamento convencional já instalado. Pacientes com doenças, por exemplo, obesidade, atopia, diabetes, cardiopatias, câncer, insuficiência renal entre outras, podem se beneficiar deste tipo de alimentação. 

A alimentação funcional tem caráter de medicina preventiva, para que o seu pet viva mais e com qualidade de vida. Agende uma avaliação e esclareça suas dúvidas.

Gostou? Compartilhe: