CÃES DE APARTAMENTO

Ana Camila M. Pereira

CÃES DE APARTAMENTO

Como fazer uma melhor adaptação para o mundo do seu cachorro.

Nem sempre as condições de espaço físico são favoráveis para o seu cão. Associado a isso nossas intensas jornadas de trabalho geram falta tempo para oferecer o que o nosso melhor amigo mais precisa - companhia, bem-estar e saúde. 

A falta de espaço físico e entretenimentos pode ser um agravante para problemas comportamentais, como àquele lamber das patas por estresse e ou uma depressão. Hoje contamos com meios variados para conseguirmos oferecer bem-estar para nosso cão - até mesmo em um espaço restrito. Estamos falando do enriquecimento ambiental da casa e da rotina de uma creche canina - daycare. 

O enriquecimento ambiental é uma rotina feita especialmente para cada animal - estabelecida de acordo com a rotina do dono. Ela pode ser feita por um médico veterinário comportamental. Já a opção da creche canina – daycare - assemelhasse a uma escola infantil, com rotina diária adequada, incluindo treinamentos de comandos e passeios. 

Quando não é oferecido para o cão espaço adequado e companhia, ele se sente confinado, sem possibilidades, sozinho. Iniciam-se, o excesso de latidos, lambeduras nas patas, uivos, destruição de móveis, estresse, ansiedade, depressão e comportamentos repetitivos - como andar de um lado para outro, correr atrás do rabo ou ainda correr em círculos. 

Para criar um cão em um apartamento, por exemplo, é importante levá-lo a passeios frequentes. 

O trabalho a se fazer é estabelecer um ambiente estimulante, favorecendo o bem-estar psíquico e fisiológico do cão, tirá-lo da monotonia. 

Ainda para os cães de apartamentos é possível frequentar a creche canina – daycare. Lá, ele encontrará uma rotina adaptada baseada em atividades com oportunidades de escolha, um ambiente mais rico, estimulante e desafiador. A espécie vive em matilha e os cachorros são sociáveis - não gostam de ficar sozinhos por muito tempo, em espaços reduzidos. 

Estar em companhia de outros cães previne o estresse e o desenvolvimento de doenças, desenvolve o equilíbrio e coordenação motora. Eles brincam entre si, testam forças e se estimulam. Trabalham o sensorial, ativam o olfato, visão, auditivo, tato e paladar. Estimulam o próprio instinto natural do cão, permitindo que ele seja mentalmente desafiado. Ele pode expressar seu comportamento natural. 

Assim nossos amigos cães terão problemas comportamentais reduzidos, se tornaram mais equilibrados e motivados. Benefícios esses que se converterão em saúde e bem-estar. Brincar ajuda a enfrentar o mundo, ajuda a estabelecer vínculos e aceitar regras sociais e morais. É a maneira canina de relaxar.

Gostou? Compartilhe: