UM DESAFIO PARA VOCÊ, E, UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA SEU CÃO

Ana Camila M. Pereira

UM DESAFIO PARA VOCÊ, E, UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL PARA SEU CÃO

Você sabia que o cão adoraria buscar pelo próprio alimento?

Já pensou em abandonar o uso da tigela de ração? E oferecer o alimento de uma forma muito mais motivadora para seu amigo? Ao longo desse texto vamos abordar as principais vantagens dessa possibilidade na rotina do seu animal. 

Primeiramente é preciso compreender um dos comportamentos naturais mais comuns para os cães: a busca por alimento. Antigamente eles tinham mais oportunidades de caça e tal atividade estimulava a parte física e mental proporcionando mais equilíbrio e saúde. Hoje, de acordo com a nossa rotina acabamos não oferecendo a oportunidade dele expressar esse comportamento natural. É comum deixarmos a ração do nosso amigo por horas a disposição em uma tigela de ração. O que, ainda, acaba comprometendo a qualidade do alimento, que perde umidade, nutrientes e sabor - além de ficar exposto aos insetos e aves.

Uma vez conscientes dessa dinâmica natural e necessária para o cão, podemos agora passar a garantir mais bem-estar, mais realidade canina no dia a dia. Eles podem sim passar a grande parte do seu dia fazendo a busca por alimento, o que é bastante natural para eles.

Mas de que maneiras podemos oferecer esse estímulo? Muito simples. A primeira atitude é não usar mais a tigela de ração. Isso mesmo, nós vamos oferecer o alimento das maneiras mais desafiadoras. Observemos três formas.

Usar brinquedos de enriquecimento ambiental, como Petballs, Pet Fit e tabuleiro – PetGames®. O animal só conseguirá pegar a ração se executar um certo movimento no brinquedo, que libera o alimento. Existem níveis reguláveis de desafio. O uso da garrafa pet, com furos proporcionais, também é uma forma - quando a garrafa rolar o alimento cai. 

E durante o adestramento? 

Sim, no momento de ensinar o seu cão a atender comandos básicos, tais como senta, deita, rola, fica e dar a pata. O reforço para o desafios dos comando será a ração.

E em atividades físicas? 

Sim. Você pode esconder a ração para que ele procure, ou, jogar de grão em grão. Será super divertido e prazeroso pra ele, além de estimular o olfato.

Existem outras formas divertidas e motivadoras para colocar essa ideia em prática -  basta usar a sua criatividade. 

Incluir esse novo hábito na rotina do seu cão, além de ser super saudável irá ajudar a minimizar problemas comportamentais do tipo automutilação -

lambeduras nas patas, excessos de latidos, ansiedade, ingestão de fezes (coprofagia) entre outros. Cães que possuem pouca atividade física e vivem em ambientes com poucos estímulos vão adorar os  desafios. Além de fortalecer o laço da relação entre vocês.

Gostou? Compartilhe: