ALEITAMENTO MATERNO. EU INCENTIVO, SEMPRE.

Juliana Vianna A. Cardoso

ALEITAMENTO MATERNO. EU INCENTIVO, SEMPRE.

Vamos divulgar, vamos falar, vamos aprender sobre a importância da amamentação.
 

O incentivo ao aleitamento materno é um grande desafio em saúde pública, considerando-se o alto índice de desmame precoce e o grande número de óbitos infantis por causas evitáveis. Para conscientizar sobre a necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade, foi criado o Agosto Dourado. A cor dourada, para esse movimento, é porque o leite materno é considerado um alimento de qualidade ouro para bebês e crianças. O objetivo da campanha é, portanto, viabilizar e ampliar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A forma mais segura, eficaz e completa de se alcançar o crescimento e o desenvolvimento adequados para uma criança, até́ o sexto mês de vida pós-natal, é garantindo o aleitamento materno - AM exclusivo, desde a primeira hora de vida extrauterina. A recomendação pela Sociedade Brasileira de Pediatria, de órgãos do governo, e, da Organização Mundial da Saúde é que o aleitamento materno seja exclusivo até os seis meses, e, feito de forma complementar até pelo menos os dois anos de idade.

Não existe leite materno “fraco” ou “aguado”. A composição do leite materno fornece a água necessária para manter a criança hidratada. Sua composição nutricional, balanceada naturalmente, contribui para o crescimento e desenvolvimento correto do seu filho.

A amamentação é mais prática, mais econômica e evita os riscos da contaminação no preparo de outros leites. Também merece destaque o fato comprovado de que o aleitamento materno cria um vínculo entre a mãe e o bebê, proporcionando laços de maior união. Há estudos que também sugerem que as crianças amamentadas são mais tranquilas, inteligentes e mais felizes.

No entanto, sabemos que muitas mães não conseguem amamentar por vários motivos, por opção, por pouco leite, malformações orofaciais, gemelares, prematuros entre outras muitas situações e se frustram e merecem o apoio da família, pediatra e equipe multiprofissional. Todos sabemos do amor incondicional das mães, elas merecem nosso respeito e admiração, independente de obter ou não o sucesso com a amamentação.

Gostou? Compartilhe: