PLASMA RICO EM FATORES DE CRESCIMENTO ? PRFC

André Paraíso Forti

PLASMA RICO EM FATORES DE CRESCIMENTO ? PRFC

Também conhecido como PLASMA RICO EM PLAQUETAS – PRP é a mais recente novidade para as terapias voltadas à ortopedia.

Esse procedimento, da medicina regenerativa, veio, inicialmente, para tratar artroses/desgastes, como alternativa para a substituição cirúrgica da articulação lesionada por prótese – além de também ser utilizado nas lesões do esporte, crônicas e agudas. 

Na ortopedia, o PRP é bastante utilizado nos casos de tendinites e tendinopatias crônicas, nas lesões musculares, cirurgias de reconstrução ligamentar do cruzado anterior, artroses do joelho, quadril e ombro, no pós-artroscopia, para o tratamento de lesão da cartilagem articular, lesão do menisco, e, como coadjuvante no tratamento da osteoartrite do joelho, bursites, lesões tendíneas do quadril e pubalgia. 

Sem contraindicações, e menos invasivo, o método relativamente simples para o médico, se resume nos atos de separar as plaquetas e injetá-las na área lesionada. O tratamento pode ser realizado no consultório do ortopedista.. O procedimento leva aproximados 45 minutos. Não apresenta reações alérgicas ou imunogênicas. Trata-se de usar o potencial cicatricial da pessoa em favor dela mesma. 

O objetivo desse tratamento é abreviar o tempo para o retorno ao mercado de trabalho, aos afazeres do dia a dia – além de diminuir a dor sem a necessidade de cirurgia. 

A medicina clínica ou cirúrgica é tida, acima de tudo, como uma arte e não uma ciência exata. A prática médica sempre estará pautada por um projeto que alie a arte clínica e o cálculo das probabilidades, fundamentadas em estudos científicos. A técnica do PRP existe por pesquisas científicas, com indicações específicas e precisas. 

A ortopedia evolui e incorporou procedimentos com características menos invasivas, soluções não cirúrgicas para muitos problemas ortopédicos. Nossa proposta, sempre que possível, é apresentar a forma menos agressiva de tratamento.

Gostou? Compartilhe: