PERSONALIZAÇÃO NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Raquel Caetano

PERSONALIZAÇÃO NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Precisa mesmo observar as características de cada pessoa?
 

Existem muitas tecnologias, aparelhos de alta performance, sustâncias tecnológicas - como as células tronco de origem vegetal, os fatores de crescimento, os hidratantes que atuam na regulação do fluxo de água na pele - e muito mais. Os profissionais que atuam na estética precisam buscar as atualizações, participar de congressos, cursos, simpósios, ter acesso às revistas e artigos científicos, dominar a anatomia da pele, a fisiologia do organismo e das doenças, para só assim passar a elaborar protocolos de tratamento, conforme a necessidade pontual de cada pessoa.

O profissional diferenciado está apto a elaborar os protocolos específicos, bastante adequado às necessidades da pele, alinhado com a rotina do indivíduo. Isso requer avaliação minuciosa para que o cliente não se sinta frustrado, e desmotivado, com o decorrer do tratamento.

Cada organismo tem a sua genética, sua tolerância às técnicas e produtos, e o profissional tem que estar preparado, habilitado para realizar as avaliações, e se responsabilizar pelos parâmetros dos equipamentos, pelos limites que serão utilizados. O mesmo com os produtos de uso home care, evitando erros de aplicação e resultados indesejados.

Uma boa prevenção e uma adequada correção das disfunções da pele do cliente passa por um processo bastante elaborado, a saber:
 

  • anamnese, completa, da pessoa que deseja o tratamento estético;
  • análise da pele - anatomia e fisiologia;
  • observação das disfunções que a pele apresenta;
  • abordar as questões genéticas;
  • delimitar as contraindicações para a pessoa;
  • determinar com precisão os ativos dermocosméticos a serem combinados no tratamento – com foco para produtos de uso profissional, com ação potencializada;
  • combinar corretamente as técnicas de aplicação, de forma a potencializar os resultados;
  • orientação ao cliente quanto aos cuidados pré e pós-tratamento.

 

Assim, é possível criarmos algo que é único para o paciente, para as necessidades de cada cliente, um diferencial técnico, profissional, baseado na ética, valorizando sempre a saúde do ser humano como um todo.

Gostou? Compartilhe: